sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PROFISSÃO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS





O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal.
Este profissional está apto a lidar com equipes de trabalho e administrar conflitos, formular e aplicar pesquisas sobre o nível de satisfação de empregados e clientes, além de representar a empresa junto às entidades de classe.
O gestor de recursos humanos tem um papel mais crítico do que nunca na obtenção dos objetivos organizacionais. Novas formas de fazer negócio requerem novas formas de envolver as pessoas. Rapidez, flexibilidade e inovação são possíveis quando estratégias de gestão do capital humano cooperam e são aplicáveis aos objetivos dos negócios das organizações. A gestão de RH é uma área complexa e importante na vida das organizações.

O mercado de trabalho

O graduado pode atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, pois o potencial empreendedor desta formação estimula a prestar serviços de RH, especialmente para pequenas e médias empresas. Por esse motivo, o perfil do gestor em recursos humanos vem atendendo a uma demanda crescente no mercado de trabalho. Existem vagas espalhadas em todo o território brasileiro.
As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de ter um profissional que conheça políticas de gestão de pessoas de forma a garantir as metas organizacionais.
O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pode atuar nas seguintes funções: Gerente de Recursos Humanos (Supervisor, Analista ou Técnico de Recrutamento e Seleção), de Cargos e Salários, de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal e Assistente de Departamento Pessoal.

O curso

As principais matérias deste curso são comunicação empresarial, contabilidade, desenvolvimento sustentável, economia e mercado, estatística, matemática, mercadologia, modelos de liderança, plano de negócios, saúde e segurança no trabalho, benefício e assistência social, técnicas de negociação, treinamento e desenvolvimento e comportamento organizacional.
O curso é geralmente formado por quatro módulos de capacitação específica, e ao término de cada um o aluno recebe um certificado de conclusão. O objetivo é formar profissionais para atuar tanto em empresas privadas como em órgãos públicos, garantindo uma visão integrada de todos os parâmetros que envolvem a gestão de pessoas, para alcançar os objetivos administrativos de cada empresa.

Onde estudar:


Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UNIP; IESB; Uniplan; Senac-DF
Goiás: Cambury; FAAA; Católica de Anápolis; Uni-Anhanguera; Estácio

Região Nordeste
Alagoas: IESA
Bahia: UCSal
Ceará: UVA
Pernambuco: IPESU; IESO
Piauí: IFPI; IEST
Rio Grande do Norte: Facex

Região Sudeste
Minas Gerais: UEMG; Uni-BH; UNA; Newton Paiva; Fatec Pampulha
Rio de Janeiro: UEMG; Estácio; UCB; UNIG; UnigranRio; Unifoa; UniAbeu; UBM
São Paulo: IFSP; FIA; UNIP; USM; Metodista; UniCastelo; Unifev; FIC; UNICSUL; UnG; Anhembi Morumbi

Região Sul
Paraná: PUCPR; UniCuritiba; UP; FAE; Inesul; Iesfi
Rio Grande do Sul: UPF; UCS; Unisinos; Feevale; Ulbra; Senac
Santa Catarina: Unoesc; Unesc; IESGRF; Senac

Região Norte
Acre: IESACRE


Duração média: dois anos.
Outros nomes: Gestão de Pessoas; Gestão de RH (gestão de pessoas); Gestão de RH (liderança avançada); Gestão em RH; Gestão em RH (gestão em neg.); RH.
Salário inicial: R$ 2.500,00

Fonte: Guia de Profissões 2012.