Quando abordamos o assunto Departamento Pessoal e Recursos Humanos muitas vezes surge-nos uma certa confusão em relação às tarefas exercidas por cada um desses departamentos. Vamos diferenciá-los separadamente para que torne bastante claro quais as tarefas exercidas por cada um deles:
Departamento Pessoal:
Órgão da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, ou seja, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º salário, organização dos horários de trabalho e rescisão contratual dos funcionários.
Conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas entre outras funções.
Com o objetivo básico de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. Recursos Humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver,usar e reter os colaboradores das empresas.
Nas empresas de menor porte, normalmente, não existe o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “contador” da empresa. A contabilidade da empresa ou uma contabilidade terceirizada podem exercer essas funções.
Nas médias e grandes empresas é muito comum encontrarmos propriamente dito o setor de Departamento Pessoal.
Nas empresas de médio porte geralmente o Departamento Pessoal e o Recursos Humanos se confundem em um único setor e os profissionais fazem tanto as tarefas relacionadas ao Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas quanto ao próprio Departamento Pessoal.
Em empresas de grande porte há uma separação dos Departamentos ficando a cargo do Departamento Pessoal tratar de assuntos somente relacionados à sua área e o Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas também tratar somente de assuntos que lhe diz respeito. Dentro do próprio setor de Departamento Pessoal pode haver subdivisões de tarefas entre os funcionários. Cada um deles será responsável por desenvolver determinadas tarefas que, conjuntamente, chegam a um produto final.
O mesmo pode ocorrer também na área de Recursos Humanos onde vários funcionários do setor executam tarefas em determinada especialização.
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