Marketing é o termo que se refere às trocas realizadas entre as empresas e os consumidores com o objetivo de favorecer ou mudar a opinião de alguém (para melhor) em relação a um ou vários produtos.

Praticamente todas as empresas de médio e grande porte possuem departamentos de marketing, sendo que o profissional pode atuar desde grandes corporações até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Além do papel de promover a imagem de uma marca, o profissional de marketing também tem a importante função de definir as estratégias, o público-alvo e até o preço a ser estabelecido na ocasião do lançamento de um novo produto.
Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com merchandising.
O mercado de trabalho
Atualmente, a procura pelo profissional do marketing é crescente. As oportunidades surgem tanto para os especialistas em gestão quanto para os profissionais que realizam pesquisas. Uma grande demanda de trabalho surge nas empresas de serviços que desejam melhorar o desempenho de seus produtos no mercado e que planejam o aumento de suas vendas através das ações de marketing.
Nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e de comportamento de compra e consumo e desenvolvimento de produtos, entre outras surgem vagas diariamente.
Pequenas e médias empresas também investem em marketing a fim de melhorar seus negócios e são vistas como campos de atuação promissores. O maior índice de empregos está nas regiões Sul e Sudeste. Norte, Nordeste e Centro-Oeste já buscam profissionais para gerenciar seus departamentos de marketing e vendas, diante do aumento de mercados de consumo nessas regiões.
O curso
Desde o começo do curso, mesclam-se disciplinas gerais com específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional. A partir do terceiro ano, começam matérias mais peculiares do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing, comportamentos de compra B2B, além de marketing industrial, de serviços, de varejo, global, corporativo e direto.
Estudam-se também produção e leitura de textos e aspectos ligados à gestão em vários segmentos, como gestão de preços, de produtos e de comunicação. No último ano deve-se fazer a opção entre gestão de marketing ou pesquisa de mercado. Na conclusão do curso é exigida a apresentação de um trabalho.
O que você pode fazer
Comunicação corporativa
Realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa (funcionários e colaboradores).
Consultoria
Prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos.
Desenvolvimento e inovação de produtos
Identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado.
Gerência de produto
Planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado.
Merchandising
Planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação e administrar os resultados da ação.
Pesquisa
Obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.
Planejamento estratégico
Coletar, analisar e interpretar dados do mercado para que possam ser estabelecidas estratégias (plano de marketing) a fim de atingir os objetivos da empresa.
Onde Estudar
Região Centro-Oeste
Goiás: UNIP; FECHA (Anicuns); FAC; FAI (Iporá); IESGO; FANAP (Aparecida de Goiânia); CESUC (Catalão)
Mato Grosso: FASIP (Sinop); UESRF (Itaúba)
Alagoas: FAMA
Bahia: Estácio; UniJorge; FBB; FASETE; UNIFACS; FTC (Itabuna, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador)
Ceará: FBB; FA7
Maranhão: IESMA (Imperatriz); FAC-São Luís
Paraíba: FPB (João Pessoa)
Pernambuco: FG (Jabotão dos Guararapes); FAculdade São Miguel (Recife)
Piauí: FAP (Parnaíba)
Rio Grande do Norte: FARN; FAL (Natal)
Região Norte
Amazonas: UniNorte; UNIP
Pará: ESAMAZ; FACI (Belém)
Rondônia: UNIRON (Porto Velho)
Região Sudeste
Espírito Santo: UVV; FMN
Minas Gerais: Newton Paiva; FCETM (Uberaba); FACED (Divinópolis)
São Paulo: USP; FCDA; IMMES (Matão); FUNEC (Santa Fé do Sul); Mackenzie; UNIP; UNIABC; Anhembi Morumbi; UNIFIEO; FIO (Ourinhos)
Rio de Janeiro: UFRJ; ESPM; Estácio; UCP; UNISUAM
Paraná: PUCPR; UP; UTP; UNOPAR; Pitágoras de Londrina; UNIFAMMA; FAED; UDC
Rio Grande do Sul: UNISC (Santa Cruz do Sul); ESPM; FACCAT
Santa Catarina: SEI/FAI (Itapiranga); CESBLU (Blumenal); UNIASSELVI (Indaial); FCJ (Joinville)
Outros nomes: Mkt. e Comun.; Mkt. e Vendas; Prop. e Mkt.
Salário inicial: R$ 2.000,00