terça-feira, 16 de setembro de 2014

RACIOCINIO LÓGICO





Em lógica pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:

Dedução – corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: “Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada.” É comum associar os matemáticos com este tipo de raciocínio.

Indução – é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: “A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada.” É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.

Abdução – significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: “Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido.” Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives.







Raciocínio Lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema.

É aquele que se desvincula das relações entre os objetos e procede da própria elaboração do indivíduo.

É importante ter em conta que as diferenças e as semelhanças entre os objetos existem unicamente na mente daquele (a) que as pode criar. Por isso, o conhecimento lógico é algo que se é ensinado indiretamente. Algo que vai se desenvolvendo à medida que o sujeito interage com o meio envolvente.

Frequentemente, o raciocinio lógico é usado para fazer inferências (tirar por conclusão, deduzir pelo raciocinio, inferir. Admissão da verdade de uma proposição, que não é conhecida diretamente, em virtude da ligação dela com outras proposições já admitidas como verdadeiras). Sendo que começa com uma afirmação ou proposição inicial, seguido de uma afirmação intermediária e uma conclusão. Assim, ele também é uma ferramenta para argumentar ou confirmar alguns raciocínios, analisar e justificar. É fundamentado em dados que podem ser comprovados, e por isso é preciso e exato.





É possível resolver problemas usando o raciocícinio lógico, através da resolução de exercícios lógicos que contribuem para a evolução de algumas habilidades mentais.
Muitas empresas utilizam exercícios de raciocinio lógico para testarem a capacidade dos candidatos. Este tipo de avaliação também é comum em concursos públicos.



RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO OU QUANTITATIVO



O raciocinio lógico ou quantitativo é o raciocínio usado para a resolução de alguns problemas e exercícios matemáticos.


´







domingo, 7 de setembro de 2014

RECURSOS HUMANOS (RH) X DEPARTAMENTO PESSOAL








Quando abordamos o assunto Departamento Pessoal e Recursos Humanos muitas vezes surge-nos uma certa confusão em relação às tarefas exercidas por cada um desses departamentos. Vamos diferenciá-los separadamente para que torne bastante claro quais as tarefas exercidas por cada um deles:

Departamento Pessoal:
Órgão da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, ou seja, desde a contratação do funcionário, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º salário, organização dos horários de trabalho e rescisão contratual dos funcionários.

Gestão de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas ou ainda Administração de Recursos Humanos:
Conhecida pela sigla RH, é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem como tarefas o recrutamento e seleção de pessoal, avaliação de desempenho dos funcionários, treinamento e desenvolvimento de pessoas entre outras funções.

Com o objetivo básico de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. Recursos Humanos é o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver,usar e reter os colaboradores das empresas.
Nas empresas de menor porte, normalmente, não existe o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “contador” da empresa. A contabilidade da empresa ou uma contabilidade terceirizada podem exercer essas funções.

Nas médias e grandes empresas é muito comum encontrarmos propriamente dito o setor de Departamento Pessoal.
Nas empresas de médio porte geralmente o Departamento Pessoal e o Recursos Humanos se confundem em um único setor e os profissionais fazem tanto as tarefas relacionadas ao Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas quanto ao próprio Departamento Pessoal. 

Em empresas de grande porte há uma separação dos Departamentos ficando a cargo do Departamento Pessoal tratar de assuntos somente relacionados à sua área e o Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas também tratar somente de assuntos que lhe diz respeito. Dentro do próprio setor de Departamento Pessoal pode haver subdivisões de tarefas entre os funcionários. Cada um deles será responsável por desenvolver determinadas tarefas que, conjuntamente, chegam a um produto final.

O mesmo pode ocorrer também na área de Recursos Humanos onde vários funcionários do setor executam tarefas em determinada especialização.




Conheça outros cursos on line na área de Recursos Humanos:





quinta-feira, 4 de setembro de 2014

DEPARTAMENTO PESSOAL







O Departamento Pessoal é um órgão da empresa, encarregado de tarefas e atividades específicas, que cuidam dos funcionários que nela trabalham. Desde a sua contratação, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º salário, organização dos horários e outros.

Nas empresas de menor porte, normalmente, não existe o Departamento Pessoal, já que as atividades são supridas pelo contador da empresa. Nas empresas de maior porte, quase sempre o encontramos em estrutura simples ou então até mais sofisticados, em nível de Diretoria. As divisões por setores dentro do Departamento Pessoal de uma empresa variam de acordo com o tamanho da mesma.

O processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições é realizado pelo Departamento Pessoal.

O profissional que atua no Departamento Pessoal deve estar por dentro das Leis do Trabalho.

As divisões por setores dentro do Departamento Pessoal de uma empresa, variam conforme seu tamanho, podendo ser:

Setor de Compensação de Pessoal: tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como pagamento de contribuições, impostos e taxas. A partir da integração dos empregados na empresa, é iniciado o controle de fluxo de frequência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos e tributos;





Setor de Desligamento de Pessoal: item por atribuição cuidar de todo o processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (Sindicato, DRT, Justiça do Trabalho e Outros) e cuidar de toda a rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

Setor de Admissão de Pessoal: tem por atribuição cuidar de todo processo de integração da pessoa contratada pela empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho e permanece durante toda a adequação deste profissional nas funções do seu cargo.

Principais Serviços do Departamento Pessoal:


  • Administração de pessoal.
  • Processamento semanal, quinzenal ou mensal de folha de pagamento, com emissão dos relatórios legais.
  • Processamento e geração das informações com relação à CAGED, GPS, FGTS, DIRT, RAIS etc.
  • Procedimento admissionais, concessão de férias (normais e coletivas), rescisões, homologações etc.
  • Parcelamento de contribuições em atraso.
  • Folhas de pró-labore
  • Consultoria em legislação trabalhista.