quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROFISSÃO: LOGÍSTICA E TRANSPORTE




O tecnólogo dessa área estuda e dimensiona sistemas de transporte e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura, visando a aprimorar o desempenho organizacional das empresas.
O profissional Tecnólogo em Logística e Transportes desenvolve atividades de planejamento, controle e supervisão no exercício de funções relacionadas à gestão em logística e transportes.
As pesquisas na área dos transportes e logística são de fundamental importância no mundo globalizado. O Transporte e Logística identifica os problemas enfrentados na gestão do transporte de cargas, nos níveis empresarial e institucional. A logística, cujo principal item é normalmente o transporte, é vista como a última fronteira para a redução dos custos das empresas este é o desafio a ser trilhado pelo tecnólogo formado nesta área: contribuir para a melhoria contínua dos serviços das organizações.

O mercado de trabalho

Uma empresa contrata um profissional de logística e transporte para manter-se competitiva e promissora. O Tecnólogo encontra boas oportunidades em empresas privadas dos mais diversos setores e portes, como de transporte, automobilístico, alimentício e varejo.
Nos órgãos públicos, ele pode ainda, analisar o crescimento urbano e desenvolver ações para solucionar problemas de trânsito e do transporte de cargas e pessoas, um exemplo, pode aperfeiçoar o transporte coletivo de uma cidade; participa de projetos de engenharia de tráfego e de educação e segurança no trânsito.

O Sul e o Sudeste oferecem o maior número de vagas, mas há boas perspectivas no Nordeste, onde muitas indústrias estão abrindo filiais.

Na área de urbanismo e planejamento de logística e transporte, divide o trabalho com arquitetos, urbanistas e engenheiros civis, especialistas em transportes, profissionais de logística e administradores de empresas. Suas decisões e sugestões levam em conta questões ambientais, como poluição sonora e atmosférica.


O curso

Algumas das disciplinas estudadas neste curso são estratégia de localização, comunicação empresarial, contabilidade, economia e mercado, empreendedorismo, estatística aplicada, fundamentos de administração, matemática aplicada, mercadologia, movimentação e armazenagem, planejamento e controle de estoques e plano de negócios.
Este curso também pode ser encontrado com os seguintes nomes: Estratégia e Logística Empresarial, Gestão de Logística, Gestão de Trânsito, Gestão em Transportes, Logística e Transportes Urbanos, dentre outros.
O currículo engloba disciplinas tanto de ciências exatas, como estatística e física, quanto de sociais aplicadas, como administração, marketing e psicologia social. O estágio, de 400 horas, é obrigatório e feito em empresas públicas ou privadas do setor, como Detrans e transportadoras. Para se formar é necessário apresentar uma monografia ou um projeto. Alguns cursos são voltados para os aspectos administrativos de logística, preocupando-se mais com a redução de custos e do tempo de transporte de produtos.

Onde Estudar




Região Centro-Oeste

Distrito Federal: UCB, IESB
Goiás: UEG, IFG, UniEvangélica
Mato Grosso: FAR, UNIC

Região Nordeste
Bahia: FIB, SENAI
Ceará: FA7, Estácio FIC
Maranhão: FAMA
Pernambuco: FG, FMN
Rio Grande do Norte: FACEX

Região Norte
Acre: IFAC
Amazonas: ULBRA
Pará: UNAMA
Tocantins: UFT, IFTO

Região Sudeste
Espírito Santo: UVV
Minas Gerais: PUC-Minas, Newton Paiva, FATEC (Ipatinga e Pampulha), CENTES
Rio de Janeiro: Estácio, UNIABEU, FCEACDB
São Paulo: UniFEV, UniSantos, FATEC (Sorocaba, Santos, Jahu, Zona Leste, Botucatú, Jundiaí), UniFran, USCS, UniABC

Região Sul
Paraná: PUCPR, FAE, UP
Rio Grande do Sul: IFRS, UCS, Unisinos, UPF, FTECBrasil
Santa Catarina: UNIFEBE, IST, FCJ, UNOESC, Senac Chapecó

Duração média: três anos.

Outros nomes: Estr.; Gestão de Log.; Gestão e Seg. no Trânsito; Gestão em Log.; Gestão Log.; Log.; Log. (portuária); Log. Aeroportuária; Log. Empr.; Plan. Log. de Cargas; Trânsito (educ., gestão e legislação); Transp. Terrestre; Transp. Terrestre: Gestão do Transp. e Trânsito Urbano; Transp. Urbanos.
Salário inicial: R$ 1.500,00