Administração consiste em gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.
Como é função do administrador que a produtividade e os lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a empresa. Para que tudo seja funcional, o administrador também faz um estudo do aproveitamento da mão-de-obra, atuando, inclusive, na admissão e contratação dos funcionários, estabelece as relações da empresa com contratados, tudo para garantir que o conjunto de fatores seja responsável pelo sucesso da empresa.
Atividades na área financeira também fazem parte da administração e, em seu cotidiano, o administrador trabalha com elaboração e análise de relatórios e tabelas, além de enfrentar muitos desafios, principalmente quando o trabalho diz respeito à reorganização e implantação de uma empresa ou ainda quando vai lançar um produto no mercado.
O mercado de trabalho
Atualmente o mercado de trabalho é bastante diversificado para essa profissão. Nas empresas, as funções administrativas ganharam maior notoriedade quando se percebeu a importância do administrador no cenário organizacional. Além disso, planejamento, organização, controle e coordenação são elementos essenciais para empresas de qualquer ramo de atividade.
Engana-se quem pensa que o mercado de trabalho para o Administrador está saturado. O mercado para este profissional, tanto no setor público quanto no privado, encontra-se com ótimas oportunidades. Na região norte, as oportunidades voltam-se para as empresas de agronegócio e indústria; na região Nordeste, as atividades voltam-se para consultoria empresarial e órgãos do governo/empresas estatais.
Outras possibilidades surgem no Centro-Oeste: agronegócio e comércio atacadista, sendo que no Distrito Federal prevaleceu a opção órgãos governamentais; no Sudeste: órgãos governamentais/empresas estatais, instituições financeiras, turismo e lazer; no Sul: Indústria, turismo e lazer e consultoria empresarial. Nacionalmente, todas as regiões indicam campos fecundos de trabalho para o administrador.
O curso
Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado.
Uma resolução do MEC, que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formação específicas nas diversas áreas de Administração não podem constituir uma extensão ao nome do curso. Isso significa que as várias ênfases ou habilitações de Administração, como administração financeira ou de recursos humanos, devem constar apenas no projeto pedagógico do curso.
O que você pode fazer
Administração de empresas
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar
Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração de produção
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública
Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração rural
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio exterior
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
Onde Estudar
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UniDF, UnB, Uniceub, Unip, UCB.
Goiás: UFG, UEG, Cambury, Padrão, PUC-Goiás, Unip.
Mato Grosso: UFMT, Unemat.
Mato Grosso do Sul: UFMS, UFGD
Região Nordeste
Alagoas: Cesmac, Ufal, Uneal
Bahia: UFBA, Uneb, Uefs, Uesc, Uesb, UCSal
Ceará: Uece, UVA, UFC.
Maranhão: Uema, Uniceuma, UFMA.
Paraíba: UFPB, UEPB, UFCG.
Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, Univasf, Facal, Facape, Faga.
Piauí: UFPI, UESPI.
Rio Grande do Norte: UFRN, Uer, Ufersa.
Sergipe: UFS.
Região Norte
Amazonas: Ufam, UEA, Uninorte.
Pará: UFPA.
Rondônia: Unir.
Roraima: Uerr, UFRR.
Tocantins: UFT, Unirg.
Região Sudeste
Espírito Santo: UVV, UFES.
Minas Gerais: Uemg, PUC-MG, UFMG, Unifei, UFJF, UFSJ, UFVJM, UFU, UFV, Unimontes, Ufla
Rio de Janeiro: Estácio, UFF, UFRRJ, PUC-Rio, UERJ, UFRJ, UniverCidade.
São Paulo: USP, Unesp, UFSCar, Unifesp, FGV, Insper, FEI, Mackenzie, PUC-Campinas, Anhembi Morumbi, Belas Artes, ESPM.
Região Sul
Paraná: PUC-PR, UFPR, UEL, UEM, UEPG, Uenp, Unioeste, UTFPR
Rio Grande do Sul: Uergs, Ulbra, UFPel, PUC-RS, UFSM, Unipampa, UFRGS, Furg
Santa Catarina: Udesc, UFSC, UFFS, Furb.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Gestão de Empr.; Gestão e Empreended.
Salário inicial:R$ 3.315,00
Fonte: Guia de Profissões 2012