quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PROFISSÃO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/GESTÃO PÚBLICA




É a aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas.

Administrar os recursos humanos e financeiros de uma organização ou instituição pública; 


Aplicar as teorias da administração no desenvolvimento de planos de interesse social e coletivo é sua principal tarefa; Buscar desenvolver e aplicar planos e estratégias que visem o crescimento e manutenção dos recursos de uma instituição pública; 
O maior desafio deste profissional é planejar ações que atendam as necessidades da sociedade.
O administrador deve expressar atitude inovadora, ou seja, deve buscar novas tendências no mercado em que atua. Necessita abrir-se para novas tendências e mostrar-se competitivo no dia-a-dia. Não investir na aquisição de conhecimentos nesta profissão é arriscado, pois tudo que circunda este profissional sofre com esta atitude; desde as pessoas que lidera até a empresa em que trabalha perdem se o profissional não acompanhar os movimentos do mercado social.




O mercado de trabalho

O administrador público é habilitado para realizar o planejamento e a gestão de políticas públicas. O mercado é amplo, mas dependendo do nível do cargo, a contratação só é realizada através de aprovação em concursos públicos. No setor público, o surgimento de vagas fica subordinado a abertura de concursos. Uma tendência que tem aumentado a procura deste profissional é a expansão do terceiro setor e das organizações não-governamentais, sindicatos e associações filantrópicas.
O mercado de trabalho para os administradores públicos é bastante promissor, pois o Estado em todas as suas instâncias municipal, estadual e federal necessita deste profissional para gerenciar seus órgãos. Com isto, o Estado busca utilizar os conhecimentos da administração no planejamento, organização, controle e coordenação dos setores públicos.

O curso

O bacharelado tem muitas matérias em comum com os cursos de Administração tradicionais, como matemática, estatística, economia, administração financeira, contabilidade, gestão de recursos humanos, sistemas de informação e direito. A principal diferença é o objeto a ser administrado no caso, projetos da esfera pública.
Para isso, há matérias como radiografia do Estado brasileiro, finanças para administradores públicos, gestão de pessoas no setor público, contabilidade pública e controladoria, qualidade e produtividade dos serviços públicos, estratégias de comunicação nas organizações públicas, logística e suprimentos na área pública, entre outras. Normalmente, as faculdades exigem monografia na conclusão da graduação.

O que você pode fazer

Consultoria
Planejar ações institucionais que podem reduzir custos administrativos, ampliar a abrangência das ações e potencializar os benefícios das políticas públicas. Elaborar projetos para financiamentos em bancos públicos.

Empresas do terceiro setor
Implementar programas e projetos, elaborar e planejar processos de licitação pública, promover o contato entre as empresas e o setor estatal.

Empresas privadas
Atuar em atividades que interagem com o poder público e em projetos de gestão compartilhada.

Gestão de Políticas Públicas
Elaborar, coordenar e avaliar políticas públicas no que se refere a sistemas de saúde, de educação e segurança, por exemplo, para os poderes Executivo, Legislativo e para organizações da sociedade civil.

Organizações não-governamentais
Elaborar programas de metas, gerenciar orçamento, planejar e implementar programas sociais.

Serviço Público
Administrar e dar assistência aos setores contábeis e orçamentários dos órgãos públicos. Realizar licitações e contratos administrativos. Gerenciar a ligação entre empresas públicas e privadas.

Onde Estudar
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UEG; PUC-Goiás; Fesurv
Região Nordeste
Alagoas: UNEAL; CESMAC
Ceará: UFC; UECE; Unilab
Maranhão: IESMA
Pernambuco: ASCES
Região Norte
Rondônia: UniRon
Região Sudeste
Minas Gerais: UFLA; EG
São Paulo: FGV; Unesp; IESF; FIO
Rio de Janeiro: UFRRJ; UFF; UniRio
Região Sul
Paraná: UDC
Santa Catarina: UDESC
Duração média: quatro anos
Outros nomes: Ciên. do Estado e da Governança Soc.; Gestão de Polít. Públ.; Gestão Públ.
Salário Inicial: R$ 1.300,00


Fonte: Guia de Profissões 2012