É o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios.
O profissional de Agronegócios e Agropecuária está apto a compreender as ações dos sistemas agroindustriais, possibilitando a identificação de oportunidades de negócios e a gestão de empresas públicas e privadas ligadas ao setor.
Administrar e coordenar as atividades em uma propriedade rural não é algo fácil. Para isto, o profissional deve adquirir conhecimentos sobre todas às áreas que formam o negócio: produção, comercialização, financeira e recursos humanos que juntas contribuem para que os negócios sejam promissores e gerem lucratividade para a propriedade ou indústria.
A administração rural é necessária para que a gestão no meio rural aconteça de maneira eficiente e que todos os envolvidos ocorram de maneira produtiva. A demanda por este tecnólogo cresce a cada dia devido ao domínio deste profissional de métodos de gestão de negócios e de técnicas de plantio e criação de gado.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho em Agropecuária e Agronegócios sofreu alterações nos últimos anos devido principalmente às mudanças econômicas, ao rápido desenvolvimento tecnológico e à globalização que causou impacto em todo o setor produtivo. O fortalecimento e o desenvolvimento rural em algumas regiões fazem crescer a demanda por tecnólogos em Agropecuária e Agronegócios. O campo para atuação vai desde elaboração e operação de projetos agropecuários e agroindustriais, mostrando-se bastante promissores para os próximos anos.
A procura de profissionais qualificados é alta não só em grandes empresas, mas principalmente em pequenas propriedades rurais que necessitam acompanhar as mudanças e se modernizar para aproveitar a boa fase do mercado. A demanda por este tecnólogo cresce a cada dia, pois é conhecedor de métodos de gestão de negócios e de técnicas de plantio e criação de gado.
As oportunidades de trabalho mais promissoras estão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas existem outras regiões com boas perspectivas para o profissional como São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio Grande do Sul, com a profissionalização da produção de vinhos e embutidos, as ofertas têm aumentado a cada dia.
O curso
Nos dois primeiros anos, o aluno estuda as matérias mais específicas da área de administração, como contabilidade, noções de cálculo, finanças, administração de agronegócio, administração de recursos humanos, economia, sociologia, análise de custos e direito. Após, entram as matérias relacionadas à profissão, como mercado do agronegócio, cadeias agroindustriais, mercado internacional, política agropecuária, marketing do agronegócio, gestão ambiental e da qualidade no agronegócio e gestão da cadeia de suprimentos. Em algumas escolas ainda há aulas de inglês e espanhol. No último ano, há estágio supervisionado.
O que você pode fazer
Administração rural
Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes,cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.
Consultoria
Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo.
Cultivo e produção
Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.
Desenvolvimento de produtos
Desenvolver defensivos agrícolas e outros produtos que visem a otimizar a produção.
Planejamento de produção
Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto.
Vendas
Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agrícola.
Onde Estudar
Região Sudeste
Minas Gerais: UFV
São Paulo: Unicamp; CUML; UniPinhal
Distrito Federal: UnB
Goiás: UEG
Mato Grosso: FITS; FACIDER
Roraima: UNESC
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Agroind.; Agroneg.; Gestão de Agroneg.; Gestão do Agroneg.
Salário Inicial: R$ 1.900,00
Fonte: Guia de Profissões 2012