domingo, 14 de dezembro de 2014

PROFISSÃO: COMÉRCIO EXTERIOR




São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países.
O profissional especialista em comércio exterior busca analisar as tendências mundiais de mercado, atua em todo o ciclo de compra e venda de produtos, é responsável por estudar novos negócios estrangeiros, além de atuar no âmbito do direito internacional, proporcionando enormes vantagens para as empresas e órgãos governamentais. Os campos de trabalho desse profissional são multinacionais, órgãos governamentais, empresas de seguros e câmbio, etc.

O mercado de trabalho

Capacidade de negociação, de comunicação, de organização, análise, liderança e de conviver com situações diversas. Demonstrar interesse por línguas estrangeiras, disciplina, segurança e expressar poder de persuasão.
O estado de São Paulo concentra o maior número de ofertas de emprego para formados em Comércio exterior, seguido pelo Rio de Janeiro onde as ofertas crescem dia após dia. Há boas perspectivas de oportunidades de inserção no mercado de trabalho principalmente nas regiões Nordeste e Sul para os próximos anos.

O curso

Nos primeiros anos são ministradas disciplinas na área de exatas, como matemática financeira, estatística, contabilidade, etc. Nos anos posteriores são estudadas matérias um pouco mais específicas, como marketing, legislação tributária, inglês, etc. Tanto na formação do bacharel quanto na do tecnólogo, os cursos mesclam matérias da área de exatas com as mais específicas da área de comércio exterior.

O currículo ainda é recheado de disciplinas como direito internacional, logística, sistemas de importação e exportação, legislação tributária e aduaneira e negociações internacionais. Não ficam de fora sociologia, inglês (básico e avançado), espanhol (básico e avançado), ética e comunicação empresarial. O estágio é obrigatório no último ano.

O que você pode fazer

Agenciamento de carga
Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.

Análise
Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.

Consultoria
Dar assessoria a empresas de médio e pequeno portes que desejam iniciar negociações internacionais.

Cotação
Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.

Gestão
Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.

Logística
Determinar como serão transportados os produtos.

Marketing internacional
Fazer análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.

Onde Estudar

Região Sul

Paraná: UTP; UP
Santa Catarina: FURB; UNIVALI; UNISUL; Univille
Rio Grande do Sul: UniSinos; UNISC

Região Nordeste

Alagoas: IFAL
Ceará: UniFor; FA7
Paraíba: UEPB
Rio Grande do Norte: IFRN

Região Sudeste

Minas Gerais: PUC-Minas; FCGB; Newton Paiva; UNA
Rio de Janeiro: UFF
São Paulo: PUC-SP; PUC-Campinas; UNITAU; IESF; FMPFM; UNIP; Metodista; UNIFRAN; FIO

Região Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul: UEMS

Região Norte
Roraima: UERR

Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comércio Ext. e Neg. Intern.; Comércio Intern.; Gestão de Comércio Intern.; Neg. Intern.
Salário inicial: R$ 1.200,00

Fonte: Guia de Profissões 2012