O tecnólogo em Gestão Hospitalar atua no planejamento, organização e gerenciamento de um hospital, seja público, seja privado, e de clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas, spas e casa de repouso para idosos.
É este tecnólogo que planeja, organiza e gerencia os processos de trabalho em saúde e das instituições hospitalares. É de sua responsabilidade o planejamento da manutenção preventiva dos equipamentos médicos, o controle dos estoques de materiais, a limpeza e até a destinação dos resíduos hospitalares. Também pode agir em campanhas de saúde para o controle de epidemias. Outros locais de trabalho podem ser farmácias e empresas de seguro hospitalar.
Como tem conhecimentos na área de políticas públicas de saúde e administração, pode trabalhar para manter a infraestrutura, determinar o melhor uso para o espaço físico e ainda definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades que o local poderá atender.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho
Existem oportunidades de trabalho para o Gestor Hospitalar em todo o território brasileiro, destacando-se as regiões Sudeste e Sul por abrirem mais oportunidades de trabalho. Hospitais, laboratórios de análises clínicas, policlínicas e casas de saúde para idosos são os locais que mais buscam por esses profissionais. Após a contratação, muitos gestores atuam junto à gerência e na administração de instituições de saúde. Empresas de seguro hospitalar vêm procurando esse tecnólogo para atuar na venda de seus planos.
O mercado de trabalho é bastante receptivo e promissor para este profissional, visto que as instituições de saúde identificaram a necessidade de contratar profissionais especializados para gerenciar suas atividades e negócios. Porém, ainda é verificada carência de gestores hospitalares em algumas áreas do país.
O curso
A duração do curso varia de 2 a 3 anos, dependendo da instituição em que é oferecido. Algumas disciplinas oferecidas são: Direito sanitário, Modelos de gestão, Organização do sistema de saúde do Brasil, Informática hospitalar, Administração de enfermagem hospitalar e Marketing hospitalar.
No primeiro ano, a maior parte da grade curricular é composta de matérias de exatas. Estudam-se matemática, estatística, contabilidade, custos hospitalares, economia, orçamentos hospitalares, informática em saúde e logística empresarial. Já o segundo ano é destinado a formar um profissional focado nos problemas de saúde da população. Para isso, há aulas de políticas públicas de saúde e de humanização, epidemiologia e qualidade e hotelaria hospitalar. Outras disciplinas são legislação em saúde e marketing e análise de mercado. A maior parte das escolas exige o trabalho de conclusão de curso.
Onde Estudar
Minas Gerais: Fatec Pampulha, UNA
Rio de Janeiro: FGS, UNESA
São Paulo: Unicastelo
Distrito Federal: Unieuro, UCB, Uniplan
Goiás: PUC-GO
Mato Grosso: UNIC
Região Sul
Paraná: Faculdade Camões, Fatec
Rio Grande do Sul: Unisinos, UCPel, Feevale, Ulbra,
Santa Catarina: IFSC
Região Nordeste
Ceará: Fatec - FLF
Pernambuco: Unicap
Rio Grande do Norte: UFRN
Região Norte
Amazonas: Unama
Roraima: IFRR
Duração média: 2 anos e meio.
Salário inicial: R$ 1.500,00
Fonte: Guia de Profissões 2012