domingo, 11 de outubro de 2015

PROFISSÃO: HOTELARIA




O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, flats, spas e estâncias.
O bacharel em hotelaria é aquele profissional especializado na administração, promoção e organização de hotéis, pousadas, resorts e até mesmo de parques temáticos. Esse profissional atua desde a criação de um novo hotel, estabelecendo prioridades em questões relativas à localidade, estrutura física, etc; no ciclo natural de um hotel, controlando atividades de empregados, negociando com fornecedores, estabelecendo cardápios de refeições, etc; e na promoção de um hotel, estabelecendo estratégias de marketing, brindes, etc.
Contrata, orienta e supervisiona os funcionários, organiza e providencia a infraestrutura do estabelecimento, verifica as instalações e negocia com fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região. Organizar e promover eventos, palestras, feiras, exposições e convenções também são suas funções.

O mercado de trabalho

O turismo brasileiro possui um grande potencial a ser explorado, por isso é uma das áreas que mais cresce sendo descrita como próspera. Em todo país há hotéis sendo abertos, que visam absorver tanto o turismo de lazer quanto o comercial. A cidade brasileira que mais recebe visitantes durante a semana por conta do grande volume de negócios é São Paulo e, assim, absorve muitos profissionais.
Para conseguir as melhores vagas, é essencial ter fluência em inglês, além de conhecimentos em uma segunda ou terceira língua. Os especialistas em eventos e em empreendimentos e negócios têm boas oportunidades no mercado. A região Nordeste apresenta alta demanda pelo profissional, sobretudo por mão-de-obra especializada. O Sul também oferece vagas, especialmente na região serrana. A área acadêmica conta com boas perspectivas, pois muitas faculdades e vários cursos técnicos de Hotelaria são criados no país e precisam de pessoas qualificadas para dar aulas.




O curso

No início são estudadas disciplinas das ciências humanas, como administração, direito, economia, etc., posteriormente o aluno vê matérias mais específicas. A formação é generalista porque inclui disciplinas como contabilidade, filosofia, comunicação e expressão, história e patrimônio cultural, marketing, gestão financeira, geopolítica e economia mundial, entre outras.
Durante o curso costuma haver aulas de inglês e espanhol. As disciplinas específicas de Hotelaria, muitas em laboratório e hotéis-escola, ocupam boa parte da carga horária: operações hoteleiras, alimentos e bebidas, gestão de viagens, gestão de custo, preço e receita. Estágio e trabalho de conclusão são obrigatórios para obter o diploma.

O que você pode fazer

Administração
Gerenciar hotéis, flats, pousadas, parques temáticos, restaurantes e lanchonetes, assim como a área de recepção de hospitais, restaurantes e clínicas médicas. Supervisionar todas as atividades relacionadas com a operação e com a manutenção do estabelecimento, como limpeza, reservas e serviço. Contratar e administrar o trabalho de funcionários e organizar os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.

Gastronomia
Coordenar a preparação de refeições em hotéis e restaurantes, definindo cardápios e cartas de vinho e contratando cozinheiros e garçons.

Eventos e negócios
Organizar congressos, feiras e seminários e coordenar o transporte, a acomodação e o entretenimento dos participantes.

Planejamento e empreendimento
Programar a construção e a instalação de hotéis de acordo com o potencial turístico, a localização e a infraestrutura de um local determinado. Promover um empreendimento e definir o preço de diárias e serviços.

Hotelaria hospitalar
Gerenciar uma estada agradável e confortável para pacientes internados, controlando os serviços de quarto, alimentação, bebidas e limpeza, entre outros.






Onde Estudar

Região Sudeste

Rio de Janeiro: UFRRJ

São Paulo: UNISO; UNIP; USF; SENAC; HOTEC; Anhembi Morumbi; Unimonte; FASAS; FASS


Região Nordeste

Ceará: FAECE

Maranhão: UFMA

Paraíba: UFPB
Pernambuco: UFPE; FBV
Rio Grande do Norte: FCC

Região Norte
Rondônia: UNESC



Região Centro-Oeste
Goiás: FAC-LIONS


Região Sul
Paraná: Unioeste

Rio Grande do Sul:UCS; PUCRS


Duração média: três anos e meio.
Outros nomes: Hot. com ênf. em gastron.
Salário inicial: R$ 2.000,00


Fonte: Guia de Profissões 2012